sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A importância do SWU.



Um dos eventos mais esperados dos últimos tempos no mundo da música aconteceu no final de semana passado. O SWU veio apoiado na atual bandeira da sustentabilidade que é tão difundida entre os mais jovens, às vezes até de forma politiqueira e leviana... Mas esse não é o foco.
Dentro disso colheu e usou os depoimentos das bandas participantes como o cartão de visita da proposta e na maioria das vezes se deparou com a realidade que ainda ronda a maioria de nós; sabemos que é preciso fazer algo em prol do “Planeta”, mas ainda não sabemos como, onde e quando atuar. Toneladas de lixo, banhos cronometrados (para os acampados), shows atrasados e outros (de menor expressão) cancelados. Difícil acesso até a Fazenda Maeda, estrada barrenta e estreita... Quem foi ao Festival não se lembrará disso com tanta relevância daqui certo tempo.
O que fica com certeza são as lembranças dos shows, as performances... E de certa forma essas barreiras impostas pelo clima e acesso dão mais romantismo e talvez resgatem a verdadeira essência do festival. A tal “carona solidária” incentivada pela organização não colou, já que não havia uma contrapartida, um plano B da mesma para resolver o problema do acesso.
O legado deixado foi a de uma boa iniciativa de conscientização através da música;  principalmente para os mais jovens, mas ainda é preciso melhoras que ao longo do tempo podem ou não acontecer.
Josh Homme disse no Multishow que não acreditava em Organizações, fossem governamentais ou não. Disse acreditar na ação individual, o que eu concordo em partes. A grande atração das três noites indo contra o protocolo oficial... Coisas de festivais.

2 comentários:

Sarabólica disse...

Bem melhor que o UOL só expondo os "defeitos" e contradições que o festival apresentou. E realmente, se EU tivesse ido, ficaria somente com as boas lembranças dos shows e do clima de romantismo, que deve ter chegado junto com o friozinho...

nham...nham...

LetysKiss disse...

Cara, eu fiquei doida pra ir, confesso que não dei importância nenhuma pra bandeira 'Sustentabilidade" e sim por algumas bandas,não por desinteresse da minha parte, só que o evento teve muitas gafs tentando sustentar essa idéia.