“Podcast é o nome dado ao arquivo de áudio digital, geralmente em formato MP3 ou AAC (este último pode conter imagens estáticas e links), publicado através de podcasting na internet e atualizado via RSS. Também pode se referir a série de episódios de algum programa quanto à forma em que este é distribuído. A palavra é uma junção de iPod ou de "Personal On Demand" (numa tradução literal, algo pessoal e sob demanda) e broadcast (transmissão de rádio ou televisão). O podcast em vídeo chama-se "videocast", geralmente em arquivo formato MP4.”
Dei uma rápida zapeada pelo site e descobri ótimas aulas de história para vestibulandos e para reles mortais como eu, que querem sempre aprender um pouco mais, de uma forma menos chata.
Baixei um POD sobre Inquisição Espanhola. Estava esperando algo monótono e sonolento, mas fui surpreendida com uma conversa bem “papo de buteco” sobre um tema histórico, geralmente tratado com muita monotonia.
Mas há PODCASTs para todos os gostos: cinema, música, política, teatro... e não é difícil de encontrar: http://www.podpods.com.br/listar_podcasts/
Quem se interessar por este POD, é só clicar:
http://historica.com.br/
Ah!
Quero (na condição de fã) sugerir um POD, que eu descobri por causa do Humberto Gessinger. É um POD de um professor gaúcho: Ruy Carlos: http://www.encontroscomoprofessor.com.br/podcasts.php
Até!
SarabólicaPV
2 comentários:
Uma boa dica! Em todos os sentidos, já que vale desde uma informação sobre cultura até o aprofundamento em um conhecimento específico que seja cobrado diariamente no trabalho ou na escola/ universidade.
Ainda não é a aposentadoria do livro, mas com certeza é uma ferramenta competente no auxílio ao aprendizado.
Sensacional! O Podcast é muito essencial para saber sobre um determinado assunto e, o mais importante, saber a posição das pessoas sobre determinados assuntos que lhe agradam ou, simplesmente, que lhe são convinientes naquele momento. O pensamento de pessoas que lhe agradam ou não. Aí que está; o que vale é a competencia da pessoas em convencer, e até manipular. Fantástico!
Postar um comentário