terça-feira, 9 de novembro de 2010

Rock de calcinha


Foi-se o tempo em que Rock era coisa de homem.                                                                           
Claro que hoje em dia é normal ver uma banda feminina, às vezes, até no meio dos rapazes, mas nem sempre foi assim. O que poucos notam é que as mulheres já serviam de “inspiração” pra grandes bandas. 
Cabelos compridos, brincos, roupas coloridas, maquiagem, só que isso era pouco pra mulheres que tinha muito mais o que falar, largou o baton de lado e  assumiram o microfone , guitarra, baixo e bateria, de uma leve “inspiração” começaram a se tornar referência, não só pra outras mulheres, como também pra outras bandas.
Vamos por década, vou citar só algumas, se alguém se lembrar de mais, me fala. =)


Década de 50(Final) The Vandellas e The Supremes, que eram chamadas de “Girl Groups”



Nos anos 60 a irreverente e rouca Janis Joplin a frente da banda Big Brother And The Holding Company ,que foi quem causou a  popularidade da banda,que mais tarde seguiu carreira solo.



O inicio dos anos 70 veio pra acabar com a história de “Sexo frágil” com The Runaways e Patti Smith, o que ajudou a cravar as mulheres no mundo do Rock.

 A década de 80 foi cheio de charme  com o Blondie de Debbie Harry, os Pretenders, Pat Benatar, Joan Jett , pós Runaways.


Os anos 90 foi a vez do grunge, Hole, Bikini Kill, 7 Year,L7, sem esquecer da lindona da Kim Deal nos Pixies e da Kim Gordon no Sonic Youth.


E no Brasil não foi diferente, a pioneira e Rainha do Rock Rita Lee, Cássia Eller que infelizmente não esta mais conosco ,sem esquecer de  Paula Toller (Kid Abelha) , Fernanda Takai (Pato Fu), citei só alguns.




•A verdade é que, não importa o estilo, elas estão em todos os gêneros.
Parabéns a todas que ajudaram a moldar e dar um diferencial na cena musical.


 •Vou colocar o link de alguns vídeos,pra quem tiver curiosidade.








2 comentários:

Paulinho disse...

parabéns letys, achei o texto ótimo.com foto links.muito bom.

Relatos Avulsos disse...

Principalmente no rock brasil as mulheres deixaram de ser apenas musas e assumiram papéis fundamentais.
Belo post, Letys.